O que é Netiqueta?
- A Netiqueta é uma serie de regras criada pelos próprios usuários da internet, ou seja não são regras oficiais, feita para criar uma ordem de comunicação para melhor entendimento entre os internautas. A palavra é uma junção de duas palavras (Net) que veio do inglês que significa (rede) e etiqueta (conjunto de normas de condutas sociais). Essas regras são aplicadas em salas de chat, e-mails, fóruns, sites de discussões, Servem também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc)
-Regras
Mensagens instantâneas - Mensagens com letras maiúsculas podem trazer a atenção da pessoa, mas deve se tomar cuidado para não usar em excesso, pois podem dar a impressão errada a pessoa, como se você estivesse gritando ou sendo mal educado, e ela pode se sentir ofendida. Lembre-se que só porque você esta usando um computador não significa que é com uma maquina que você esta se comunicando, mantenha sempre a educação.
Evite mandar mensagens muito longas falando a mesma coisa, mande sempre mensagens simples e objetivas.
Não é necessário usar uma forma culta, mas usar no mínimo pontuação. Ao ler um texto sem pontuação correta, a pessoa fica confusa e não entende a mensagem, podendo interpretar de maneira errada.
Quando uma pessoa estiver escrevendo uma mensagem, não interrompa o assunto tratado, pois, além de ser algo desagradável, ela pode perder o raciocínio ela pode pensar que você não estava prestando atenção.
Evite usar emoticons em forma de letras, isso torna a leitura muito difícil e confusa fazendo a pessoa ter que esperar para carregar os emoticons para poder ler a sua mensagem. Use emoticons apenas para demonstrar sentimentos.
Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.
Quando você estiver conversando com uma pessoa, nunca saia sem se despedir, ou se despedir sem esperar a pessoa responder.
-Forúm
Forúms são lugares para pesquisa e para tirar duvidas, são grandes ferramentas para quem sabe usa-los, mas antes é preciso saber como.
Procure expressar-se claramente, explicando sempre com objetividade seus problemas. Caso queira opinar sobre em algum tópico, matenha-se no contexto da discussão, e caso queira criar algum topico procure para saber se ja não exitem semelhantes.
Use sempre argumentos fortes e concretos em qualquer discussão, para fazer com que você seja entendido.
Não fassa o trabalho do moderador, tentando reprimir algum usuario por algum erro que ele cometeu no maximo você pode dar conselhos, isso é algo que acontece conhecido como (flame ou flamming).
Sempre pessa autorização se você for copiar algum artigo ou foto na internet e sempre cite fonte do conteudo utilizado.
Seje Passiente com suas perguntas e espere as respostas virem naturalmente, pois as pessoas que frequentam o forúm estão la para ajudar e tirar duvidas.Caso você esteja respondendo a algum tópico seja objetivo e não de respostas vazias.
Evite comentários pessoais fazendo referencia a racismo ou conteudos sexuais.
Ao encaminhar emai smpre utilize as opições “BCC” e “CCO” pois assim ninguém além de você sabera quem recebeu a mensagem.Antes de encaminhar certifique que aquela pessoa tem o interesse no tipo da mensagem.
E-mail com respostas desnecessarias podem ser imcomodos um fúteis.
Ao encaminhar o e-mail certifique se o remetente ja recebeu a mensagem.
Sempre que receber um e-mail confirme que você recebeu,pois não responder é a mesma coisa que deixar a pessoa falando sozinha.
A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.
FAQ
Muitos newsgroups e listas mantêm arquivos chamados FAQs (Frequently Asked Questions). Se sua lista ou grupo de news não tiver um FAQ, é uma boa idéia organizar um. Nesses arquivos, pode-se encontrar diversas perguntas já respondidas sobre as normas de participação da lista ou news, bem como assuntos relacionados aos tópicos principais de discussão.
Mantenha sempre essas mensagens de FAQ; no caso de perdê-las, envie e-mail pessoal para a pessoa responsável, ou então para algum participante da lista, solicitando uma cópia.
Propaganda
Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas.
Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.
Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.
Spam
Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.
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